Cozinha de outono – Suflê de bergamota

Para abrir a temporada de sobremesas com cara de outono, sugerimos algo bem levinho, fácil de fazer e super saboroso. O Suflê é uma receita francesa bastante conhecida. Como o Rio Grande do Sul tem muitas misturas culturais, que tal combinar essa parte da França com a fruta mais querida do nosso estado, a bergamota? Nós provamos e aprovamos!



Vamos aos ingredientes
100 g de suco de bergamota
25 g gemas
50 g claras
75 g açúcar (atenção, vamos utilizar a quantia separada em 25g e 50g, não deixe as 75g juntas para não se perder durante a receita)
5 g farinha
Raspas de 1 bergamota
- Opcional: açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Modo de preparo
1. Coloque o suco de bergamota e as raspas para ferver em uma panela.
2. Em outro recipiente junte 25g de açúcar com a farinha, misture bem e acrescente as gemas em seguida. Misture até ficar homogêneo.
3. Assim que a mistura do suco e as raspas ferverem (passo 1), junte a mistura de gemas (passo 2), mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, coloque em um refretário e deixe esfriar por completo. Reserve.
4. Bata as claras em neve, juntando com 50g de açúcar. Com cuidado una as duas partes da receita, cuidando para não desmanchar o fofinho das claras em neve.
5. Coloque em potinhos untados com um pouco de manteiga e leve ao forno a 200º por 5 a 8 minutos. Fique sempre de olho, a mistura cresce mesmo, não há nada errado, apenas não deixe queimar. Se preferir, polvilhe açúcar de confeiteiro assim que tirar a sobremesa do forno.
6. Sirva em seguida e delicie-se!


Gostou? Então continue acompanhando o blog Redlar para curtir o melhor da estação com a gente!

2 comentários:

  1. Acho que colocar receitas em gramas complica o entendimento, sugiro que substituam por medidas(ex colheres, xícaras etc)

    ResponderExcluir