Cozinha de outono – Acompanhamento pro churras: Aipim crocante


 Quem gosta de churrasco sabe, existem diversos acompanhamentos para acompanhar a carne. Do pãozinho de alho a molhos gourmet, cada um tem a sua preferência.
Aqui no Rio Grande do Sul um acompanhamento tradicional é o aipim! Ele pode estar na salada de maionese, fritinho, com farofa, no escondidinho de charque... Mas essa opção é uma novidade! Casquinha crocante por fora e recheio molinho por dentro. Ficou com vontade? Então continue lendo.


Ingredientes
1kg de aipim,
1 colher (sopa) generosa de manteiga,
Sal a gosto,
Óleo para fritar.

Mão na massa
Coloque o aipim em uma panela de pressão. Cubra com água e deixe na pressão até ficar bem macio. Enquanto ainda estiver quente, corte o aipim no meio e retire aquela fibra que fica no centro. Com um garfo, amasse grosseiramente o aipim, como se fosse fazer um purê. Junte a manteiga e o sal nessa mistura, prove e acerte o sal, ele deve ficar com um gosto leve, mas gostoso. A mistura deve ficar bem densa.
Unte uma forma com um pouco de óleo e despeje o purê quente. Espere esfriar e leve ao congelador. Quando começar a endurecer, fique atento, está chegando a hora de cortar! Se a mistura estiver mole, vai se unir novamente, se estiver muito dura, não vai ser possível cortar. Quando estiver bem firme, retire do freezer e faça quadradinhos. Não precisa desenformar, apenas passe uma espátula ou faca na massa. Agora sim, leve definitivamente ao congelador, para endurecer por completo.
Quando quiser preparar, aqueça o óleo em uma panela (dica da vovó: coloque um palito de fósforo dentro do óleo, quando ele acender está no ponto certo para frituras) e coloque os quadradinhos. Retire, escorra bem e delicie-se!

Conte nos comentários, qual o seu acompanhamento favorito :)


Continue acompanhando o nosso blog para ver mais novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário