Monte sua hortinha vertical!

Quem nunca desejou poder cultivar suas próprias frutas e verduras no quintal e comer os vegetais fresquinhos e sem agrotóxicos? Na cidade grande, onde os espaços são cada vez mais confinados, o cultivo de plantas grandes e expansivas pode se mostrar limitado, mas nada impede que você plante seus próprios temperos DENTRO da sua cozinha! E a melhor maneira de fazer isto é por meio de uma horta vertical!



A única diferença entre a horta vertical e as tradicional, é que a as plantas ficam “empilhadas” umas em cima das outras, ao invés de espalhadas de forma horizontal pelo chão. E para criar a sua, basta fazer um pouco de pesquisa e usar a imaginação.



A pesquisa vem na hora de decidir as plantinhas que vão fazer parte do seu jardim. É preciso levar em conta o clima da sua cidade, o lugar onde você irá montá-la, e a necessidade de cada espécie. Manjericão, pimenta vermelha, cebolinha, salsinha, hortelã, erva-doce e alecrim são ótimas opções.



Já a imaginação deve ser empregada no momento da escolha dos materiais para montar a sua horta. Você pode optar pelos clássicos vasinhos de cerâmica suspensos, mas nada impede a reutilização de outros itens. As latas, por exemplo, podem ganhar vida nova no seu jardim! Para um toque mais eclético, escolha latas de formas e cores diferentes e para um visual mais coordenado, retire os rótulos e encape-as com papel contact. Mas não esqueça de fazer um furo no fundo, para a água escoar.



Entre os outros objetos que você pode usar para criar o seu jardim, estão as garrafas pet e canecas ou xícaras antigas. Já para servir de base, o céu é o limite! Prateleiras, telas com ganchos, escadas, caixas de madeira, elas podem ficar inclusive espalhadas pelas superfícies planas da sua cozinha, como os parapeitos das janelas, onde recebem a luz do sol diretamente.    




Curtiu a ideia? Você tem uma horta vertical ou gostaria de ter? Conte para a gente nos comentários e fique de olho no blog para mais dicas de jardinagem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário