Dicas! Como reverter erros comuns na cozinha


Quem passa bastante tempo na cozinha sabe que pequenos erros podem acontecer, não é? Até mesmo quem gosta de cozinhar, às vezes passa do ponto ou comete algum deslize, e isso é muito comum. No post de hoje, vamos trazer soluções simples para alguns erros que cometemos na cozinha. Confira:



Para não empelotar o molho branco

O molho branco é uma receita deliciosa, mas é preciso ter cuidado ao preparar. Se você despejar o leite todo ao molho de uma só vez, é provável que ele fique empelotado. Para que ele fique bem uniforme, é ideal cozinhar a farinha de trigo e a manteiga primeira e depois ir acrescentando os ingredientes adicionais, leite e temperos. Isso vai deixar seu molho na consistência certa.

Quando o chantilly está fora do ponto

Preparar um chantilly caseiro é uma tarefa bem fácil, além de ser gostoso e render bem mais do que os cremes pré-prontos. Mas acertar o ponto do chantilly as vezes pode ser complicado. Podemos misturar demais e acabar errando a textura. Mas isso tem solução: Ao perceber que o creme ficou com aspecto de talhada ao invés de ficar mais firme, a dica é adicionar colheres de creme de leite fresco e misturar à mão com um batedor de arame. Outra dica é sempre usar o creme de leite gelado. Isso vai ajudar a salvar a sua receita!


Molho e arroz queimados

Aquele momento em que você esquece a panela ligada e percebe que acabou queimando a comida... Sem pânico, é possível salvá-la. Nesses casos é importante manter calma, desligar o fogo e agir. Quando você tiver queimado seu molho, é preciso retirar o que for possível do da panela e transferi-la para outra, evitando raspar a parte queimada. Depois disso, adicione uma pitada de açúcar à receita para retirar a acidez.
No caso do arroz queimado, também desligue imediatamente o fogão, e coloque um pedaço de pão dentro da panela por um tempo entre 5 e 10 minutos. O pão irá absorver o sabor de queimado. Após, retire o arroz da panela, deixando a parte do fundo, e sirva em outro recipiente.

Cuidados ao armazenar folhas e ervas

Muitos cometem o erro de armazenar ervas frescas e saladas de folhas dentro da própria embalagem plástica em que elas são compradas. Desse modo, a tendência é de que elas murchem rapidamente. O ideal é higienizar bem as ervas secar, e por fim armazená-las em um recipiente fechado, forrado por papel toalha, e guardar na geladeira. Assim elas tendem a ficar frescas por mais tempo.

Óleo para cozinhar o macarrão

É indicado evitar utilizar o óleo para preparar seu macarrão. Quando misturamos azeite no preparo da massa, ela fica escorregadia e também perde um pouco da aderência ao molho. Além disso, o óleo é um alimento bastante calórico e evitá-lo ao máximo é uma boa opção.
Para substituí-lo, coloque uma cebola sem casca com quatro a cinco cravos espetados, além do sal, na panela. Deixe ferver e cozinhe o macarrão pelo tempo indicado na embalagem.

Agora sim, você não vai mais cometer erros na cozinha. Mas caso aconteça, sem problemas, para quase tudo há solução! Gostou das dicas? Então pode começar a botar em prática, sem esquecer de deixar o seu comentário aqui no blog. Até a próxima! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário