Coloque cor na sua casa





Uma decoração colorida é alegre e renovadora. Entretanto, antes de sair pintando as paredes é importante pensar em todos os detalhes. 

Veja algumas dicas para não errar nas escolhas.




- A diversidade de cores deixa a casa acolhedora. 


- Use tons neutros no piso, no teto e na maior parte das paredes.


– É possível pintar uma ou duas paredes com cores diferentes para criar efeito, valorizar volumes e perspectivas ou destacar obras e objetos especiais.


- As áreas sociais combinam com cores mais vibrantes. Já nas áreas íntimas a tranquilidade dá o tom. 


- O piso mais escuro que as paredes e o teto mais claro ajudam a delimitar as superfícies e proporcionam conforto visual. 

 
- Quem não quer ousar e pintar as paredes pode usar a cor no sofá, poltronas e pufes, além de objetos e acessórios. Se cansar do visual, é só trocá-los. 

- Observe o círculo cromático. É interessante usar matizes da mesma família de cores (diversos tons de azul, por exemplo). Outra ideia caminho é empregar cores opostas e complementares. 

- Prefira utilizar cores com a mesma saturação (intensidade) e luminosidade (quantidade de branco). 
 
- Antes de sair pintando tudo, faça o teste em uma área de cerca de 1 m² de parede. É só comprar um galão de 1/4 da tinta escolhida. Depois de seca, veja se a iluminação (natural e artificial) valoriza ou não a área. 


- Próximo à parede colorida coloque amostras de tecidos e objetos também coloridos para harmonizar a composição. Um item contrastante pode dar um grande diferencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário