História do chimarrão



                Como um bom gaúcho, você conhece a história do chimarrão? Sabe tudo sobre a sua origem e curiosidades sobre esta verdadeira tradição? Se você não sabe muito sobre o assunto, não tem problema. Estamos aqui pra isso! Depois de ler este post você vai ficar craque nesse tema. ;)


                Primeiramente, saiba que o chimarrão é um hábito principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além disso, também é comum na Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina.
                A bebida era característica dos índios guaranis que habitavam esta região. Eles bebiam o chá feito com água quente e folhas (a erva) em um porongo (a cuia), com uma espécie de canudo feito de taquara (a bomba). Depois da chegada dos europeus, a tradição foi compartilhada e perdura até hoje. O chima agradou principalmente os espanhóis, que perceberam os benefícios energéticos e passaram também a gostar do sabor do mate. Porém, não se engane: nem sempre o chimarrão foi bem visto. No século XVI ele chegou a ser proibido no Sul do Brasil pelos jesuítas, que acreditavam que era uma “erva do diabo”.           
                Hoje, o mate é considerado um símbolo de amizade e hospitalidade, uma vez que reúne as pessoas em uma “roda” e é oferecido de mão em mão, mantendo a tradição viva.
     Antigamente, as pessoas se reuniam próximas a alguma fonte de fogo, como uma fogueira, para manter a água aquecida. Hoje em dia, com a existência das garrafas térmicas, a atividade ganhou mais mobilidade e as pessoas se reúnem nos mais diversos locais: praças, parques, dentro de casa, em universidades e até mesmo na praia!
               As cuias também mudaram, tendo hoje várias opções de escolha. Existem cuias em madeira, porcelana, vidro, plástico e até de prata. As cores também são cada vez mais distintas, sendo comuns cuias coloridas, estampadas, com símbolos dos times de futebol da região e personalizadas com nomes e marcas.
                E você, tem uma cuia diferente também? Conte pra gente como é a sua ou envie fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário