Como limpar a cuia do chimarrão?



        Você sabe como limpar a cuia do chimarrão corretamente? Vem com a gente que vamos desmistificar esta outra etapa da nossa tradição do mate amargo. A higiene é importante para garantir a saúde de todos que bebem como também para manter o agradável sabor do nosso tradicional chimarrão. Por isso, confira neste post dicas de como limpar a sua cuia e ainda um bônus no final!

No dia a dia

Primeiramente, use sempre a cuia seca. Após terminar seu chimarrão, retire toda a erva e lave com água, sem a necessidade de ser quente. Usar tanto água quente como fogo para limpar só ajuda a estragar a cuia. Não é indicado também usar detergente, sabão ou qualquer tipo de produto químico para lavá-la. Quanto à esponja, use somente se necessário, e nunca as de aço! Depois, deixe-a secando e só volte a utilizá-la quando ela estiver seca novamente. IMPORTANTE: evite expor a cuia ao sol, pois dessa forma ela pode ganhar rachaduras.

Para limpezas profundas

Caso a sua cuia mofe, ou você queira fazer uma limpeza profunda nela de tempos em tempos, há também outra maneira. Neste caso, você pode utilizar água oxigenada. Ela acaba com os fungos e bactérias. Você pode fazer a limpeza normalmente e depois encher a cuia até em cima com o produto, deixando-o agir por algumas horas. Esse procedimento deixará a cuia mais clara e sem bactérias. Atenção: depois de finalizado, enxágue bem a cuia e deixe secar completamente antes de reutilizá-la.

Bônus: etiqueta do chimarrão

Aqui vai algumas dicas da Redlar para você não ser o chato da roda do chimarrão:
- Não fique contando longas histórias enquanto bebe o seu chima. Como já diz o velho ditado: bomba não é microfone.
- Não mexa na bomba. Se o chimarrão estiver entupido, avise quem o preparou.
- O chimarrão termina depois de “roncar”. Não devolva antes disso.

Bons chimas! =D

7 comentários:

  1. Posso usar outro produto no lugar da água oxigenada?

    ResponderExcluir
  2. Pode sim, use peróxido de hidrogênio

    ResponderExcluir
  3. Li recentemente sobre água clorada, me fez sentido pq de fato é o único produto que efetivamente mata fungos e bactéria, e claro, lavar bem depois, tenho feito isto com um ótimo resultado, alias já utilizei muito a água oxigenada e confesso que não fiquei satisfeito com o resultado.
    De qualquer mota, agradeço o post, pois a dica da cuia seca irei seguir.

    ResponderExcluir
  4. Porque nao pode usar produtos quimicos? Eu usei na minha, mas ainda nao usei após isso. Devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  5. Osso usar bicarbonato de sódio? Se sim como devo proceder, sou um carioca que amei o China quando estive 3 dias em Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  6. Olá. É possível usar uma cuia q estava guardada há muito tempo? Se sim, basta limpar como descrito nos comentários?

    ResponderExcluir