Estilo vintage alia charme e nostalgia na decoração


O estilo vintage de decoração é uma combinação de estilos variados, utilizando principalmente itens das décadas de 1940, 1950 e 1960. Além de dar um toque charmoso à sua casa, o estilo dá um ar nostálgico à decoração. A decoração vintage é delicada, romântica, cheia de personalidade e traz muitas referências ao passado.




 









Os ambientes em estilo vintage são extremamente charmosos e sem muita ostentação. Não é preciso gastar muito para criar um ambiente vintage. A riqueza fica por conta dos detalhes e peças-chaves. Objetos e móveis do passado contam histórias e carregam significados únicos, transcendendo os anos, a moda e o espaço para revelar as belas marcas e fragmentos do tempo.



 








Em vários dicionários o termo vintage faz referência às colheitas de uvas. Isso porque no mundo dos vinhos as safras mais velhas, geralmente, resultam em excelentes sabores. O mesmo conceito é aplicado neste estilo decorativo: quanto mais antigo, melhor!

 













Para usar o estilo vintage na sua casa, dê preferência aos móveis clássicos, com formas arredondadas, e aos tons pasteis, apagados e neutros, como rosa antigo, dourado e branco. Garimpe objetos em antiquários, feiras, lojas de móveis antigos, garage sales e, claro, na casa da avó. Também há opções de mobiliário que faz uma releitura atual de móveis antigos.

 








Flores do campo e tons pastéis são particularidades do estilo vintage. Combine as cores das flores com as do ambiente. Outra dica é fazer arranjos de flores usando garrafinhas de vidro como vasos. Para deixar o espaço com um ar ainda mais romântico uma dica é usar papel de parede com pequenas estampas florais.

 











Utilize elementos que tragam um ar nostálgico como gaiolas, bicicletas antigas, abajures bordados, relógios e rádios antigos. Se este objeto tiver uma história de família por trás, fica ainda melhor! Peças feitas à mão, como crochet, bordado e patchwork, e retratos antigos também ajudam a compor o clima retrô do estilo vintage.

 


Cuidado para não exagerar e criar um cenário do passado. Não há uma regra a seguir, mas bom senso e equilíbrio são necessários. Uma peça vintage pode ser usada pontualmente ou então você pode colocar alguns elementos mais modernos em um ambiente onde o ar retrô predomina. Assim, o ambiente fica mais divertido, agradável e harmonioso.

 


Seja com repaginações criativas ou peças que preservam a identidade das últimas décadas, que tal dar um toque vintage à decoração da sua casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário